top of page

Turismo Gastronômico - 3 destinos para se deliciar no Brasil e no mundo

Aliar turismo e novos sabores é uma das melhores maneiras de se aprofundar em diferentes culturas e criar conexões afetivas com diferentes destinos – sem falar nas experiências memoráveis. Se você gosta de experimentar diferentes culinárias regionais, certamente já foi um praticante do turismo gastronômico. Nesse cenário, a boa notícia é que não faltam destinos inesquecíveis para quem deseja explorar diferentes cozinhas – das mais tradicionais às mais exóticas – como parte da jornada multicultural da viagem. Para te ajudar nessa empreitada, reunimos 3 locais incríveis no Brasil e no mundo. Confira:




Afinal, o que é Turismo Gastronômico?

Segundo o portal Food’n Road, que fomenta o acesso à informação de qualidade para a transformação do comportamento alimentar moderno, o turismo gastronômico é “composto por atividades que proporcionam experiências de consumo e apreciação de comidas e bebidas, apresentadas de tal maneira que valorizam a história, a cultura e o meio ambiente de determinada região”. A World Travel Food Association (WTFA), por sua vez, distingue o turismo gastronômico do turismo culinário, definindo este último como “parte de uma experiência turística completa na medida em que a Gastronomia representa uma fatia importante do Turismo Cultural e está intimamente ligado ao Turismo Rural pela sua relação com as atividades agrícolas que produzem os ingredientes necessários à produção das refeições”. De distintas definições, o Turismo Gastronômico está intrinsecamente ligado à tradição alimentar de uma determinada região, movimentando cada vez mais viajantes para diferentes regiões do globo. Independentemente do conceito, uma coisa é certa: o viés gastronômico é uma das formas mais enriquecedoras de se explorar a cultura de um destino e, em última instância, de toda a experiência de viajar.



Manaus (AM)

Quando o assunto é conhecer a riquíssima região amazônica, a culinária é definitivamente uma atração à parte. Marcada principalmente por peixes de água doce e um tempero único de frutos e vegetais locais, a gastronomia amazonense pode ser experimentada em todo o seu esplendor na capital Manaus.

Não deixe de provar a tradicional moqueca de pirarucu (peixe conhecido como o “bacalhau da Amazônia”), o mousse de cupuaçu (fruto de sabor específico vastamente utilizado na alta gastronomia), o tacacá (sopa regional que tem o tucupi como o base), o famoso sorvete de tucumã e o delicioso tambaqui, outro peixe muito utilizado na culinária amazonense.


Tiradentes (MG)

Das mais famosas e apreciadas culinárias brasileiras, a cozinha mineira está mais do que bem representada na charmosa Tiradentes, onde o tempero da região está presente em toda a sua glória.

Além de curtir a bela paisagem histórica da cidade, com seus museus e casarões coloniais, aproveite os ótimos restaurantes para se deliciar com a autêntica comida mineira. O clássico feijão tropeiro, o frango com quiabo, o leitão à pururuca, o frango com ora-pro-nóbis e sobremesas típicas como o queijo canastra com goiabada e o doce de leite são pratos obrigatórios!

Vale lembrar que o município tem um famoso festival gastronômico anual, o Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes. Com programação completa que inclui atrações musicais e a ocupação dos belos espaços da cidade, o evento tem como estrelas reconhecidos chefs mineiros.



Lima – Peru (América do Sul)

Ceviche, pratos que reúnem produtos típicos da Amazônia Peruana, experiências de imersão na cultura gastronômica local… um dos países mais marcantes quando o assunto é turismo gastronômico, o Peru conta com 3 restaurantes que já se destacaram por entrar na lista dos 50 melhores restaurantes do mundo, todos localizados na capital Lima.

Muito além das belezas de Macchu Picchu e de Cuzco, um roteiro de viagem ao Peru não pode deixar de incluir a experiência da cozinha local. Em Lima, vá ao imperdível restaurante Central, que proporciona uma verdadeira viagem gastronômica que contempla os diferentes ecossistemas peruanos.

Não deixe, ainda, de provar a culinária de influência asiática que mistura técnicas peruanas de preparo e a adição de ingredientes da região. Por fim, o passeio na capital só fica completo com a visita ao Astrid & Gaston, que conta com um ceviche inesquecível no menu.



Via: getmalas









Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page