top of page

O turismo religioso




É preciso ampliar a vocação religiosa de Cuiabá para os demais turistas que apreciam a capital mato-grossense.

 

O recente anúncio da Secretaria Extraordinária Cuiabá (Sec 300), aprovada pela Câmara de Vereadores de Cuiabá e sancionada pelo prefeito Emanuel Pinheiro do PMDB, nos permite refletir sobre um segmento que vem ganhando força no mercado turístico e sequer abordado na capital mato-grossense: o turismo religioso.


Em tudo que se vê, lá está o turismo, mas a exploração desse mercado enquanto Igrejas ainda não tem sido abordado pelos setores públicos, digo da própria Secretaria de Turismo, nos níveis municipal.


As relações entre o conceito de turismo e o deslocamento de populações religiosas, motivado por suas crenças, já se transformou em turismo de contemplação há centenas de anos, por aqueles religiosos que visitam as cidades para atividades meramente religiosas.


Mas é preciso ampliar a vocação religiosa de Cuiabá para os demais turistas que apreciam a capital mato-grossense.


A criação de um importante projeto elevará Cuiabá ao patamar de centro do turismo religioso da região Centro-Oeste do Brasil


Por isso, mais uma ferramenta que deverá chamar atenção da Sec 300, que tem a frente o secretario Junior Leite, com iniciativas que vão fortalecer o setor do turismo considerado doméstico e internacional.


Entende-se esse segmento turístico em sua pluralidade de crenças no território brasileiro e como fenômeno multifacetado que é, ao mesmo tempo, religioso, psicológico, econômico, político e territorial.


No cenário da sociedade global, o turismo religioso internacional, a exemplo da Jornada Mundial da Juventude, pode suscitar a reflexão a respeito do apoio mútuo como paradigma para as Relações Internacionais.


O objetivo deste artigo é discutir esta temática como agenda para estudos futuros das igrejas, no contexto do turismo cuiabano.


Aliás, Cuiabá tem muito a oferecer pelas belezas e riquezas históricas das suas imponentes Igrejas.


Neste artigo, está subentendida a viabilidade da implantação de um roteiro turístico religioso no município de Cuiabá.


É possível realizar levantamentos das igrejas pertencentes ao roteiro, bem como o levantamento apresentando assim suas potencialidades com destaque para o turismo cultural.


Outros setores já se anteciparam ao prefeito para auxiliá-lo nos projetos da Sec 300, como fez o Instituto Federal de Educação em Mato Grosso (IFMT), que vai contribuir nas ações visandoa os 300 anos de Cuiabá, oferecendo treinamentos e qualificações para cursos preparatórios e eventos comemorativos do tricentenário da Capital.


Neste caso, as Igrejas também deverão se apresentar para fazer parte desse momento histórico e eterno para o turismo cuiabano.


A criação de um importante projeto elevará Cuiabá ao patamar de centro do turismo religioso da região Centro-Oeste do Brasil.


Via: midianews
Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page