top of page

Minas Gerais tem nova rota de turismo religioso




A cultura religiosa, com peregrinações e festas em seu calendário, já fazem parte da identidade de Minas Gerais, que se apoia em grande parte no turismo religioso. Para celebrar a história tricentenária de fé e religiosidade do estado, entre os dias 1 e 3 de setembro, acontecerá o II Salão Nacional do Turismo Religioso, com o esperado lançamento oficial do Caminho Religioso da Estrada Real (CRER), em Caeté, a maior rota de turismo religioso do Brasil. Passando por 32 municípios mineiros e seis paulistas, o percurso é de mais de mil quilômetros e liga o Santuário Estadual Nossa Senhora da Piedade (Caeté) ao Santuário Nacional de Aparecida (São Paulo).

A nova rota é inspirada no Caminho de Santiago de Compostela, da França à Espanha, e tem o objetivo de desenvolver e estruturar o segmento de turismo religioso em Minas Gerais. A ideia existe desde 2001 e tem demarcações sugeridas desde 2002. Hoje, o trajeto pode ser percorrido a pé, de bicicleta, a cavalo ou 4 x 4 Off Road. “O turista pode iniciar a rota de qualquer ponto e percorrer os trechos que desejar, não sendo obrigatório realizar todo o caminho de uma só vez”, explica Eberhard Hans Aichinger, representante da Sacrum Brasilidades, empresa gestora do CRER.


 

“Vale ressaltar que desde o período colonial, Minas Gerais sempre deu grande valor ao turismo religioso e em nossa gestão estamos trabalhando para que o setor continue crescendo e atraindo cada vez mais turistas para Minas Gerais, na expectativa de que o Estado se desenvolva economicamente e continue sendo referência para os fiéis. Por meio do Caminho Religioso da Estrada Real os peregrinos poderão conhecer nosso Estado não apenas pelas experiências de fé e sim em suas mais variadas formas, como a gastronomia, história e cultura”, afirma o secretário de Estado de Turismo de Minas Gerais, Ricardo Faria.

Para controlar o caminho, o turista pode adquirir seu passaporte que registra as cidades onde esteve, disponíveis nos pontos de apoio CRER (nas secretarias paroquiais de cada município ou nos pontos de informações turísticas da cidade). O final do percurso é marcado por um certificado de conclusão de todo o Caminho Religioso da Estrada Real.


“A singularidade do Caminho Religioso da Estrada Real reside na riqueza e na beleza do seu conjunto paisagístico e arquitetônico, particularmente sacro. Esse é um dos projetos com maior potencial turístico de Minas e, por isso, merece atenção de todos os mineiros. O CRER precisa estar no coração de cada mineiro, nos projetos empresariais e nos investimentos governamentais”, confirmou o arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, Confira os municípios que fazem parte da rota: Caeté, Sabará, Raposos, Barão de Cocais, Nova Lima, Santa Bárbara, Rio Acima, Catas Altas, Itabirito, Mariana, Ouro Preto, Ouro Branco, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, São Brás do Suaçuí, Entre Rios de Minas, Casa Grande, Lagoa Dourada, Prados, Tiradentes, Santa Cruz de Minas, São João del Rei, Carrancas, Cruzília, Baependi, Caxambu, São Lourenço, Pouso Alto, São Sebastião do Rio Verde, Itamonte, Itanhandu e Passa Quatro. E pelos municípios paulistas: Cruzeiro, Cachoeira Paulista, Canas, Lorena, Guaratinguetá e Aparecida.


Via: mercadoeeventos

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page