top of page

Aprenda a fazer uma mala de mão para não pagar excesso

Bagagens despachadas podem ser cobradas à parte. Pra compensar, passageiro tem direito a levar na cabine uma mala de mão de até 10 kg.

 



As férias de julho estão começando e a nova regra que permite a cobrança de bagagens despachadas já está valendo nas companhias aéreas desde maio. Houve, também, mudança no peso da mala de mão -- se antes ela só poderia ter 5 kg, agora é permitido entrar no avião sem pagar nada com até 10 kg. Para evitar pagar na hora do despache, o G1 pediu dicas a uma organizadora pessoal (veja no vídeo acima).


“Primeira coisa muito importante para checar é o tamanho da sua mala de mão”, diz a organizadora e administradora Carol Rosa. De acordo com a Air France, a bagagem de mão pode medir, no máximo, 55 x 35 x 25 cm com bolsos, rodas e alças incluídos.

Para montar uma mala de até 10 kg, Carol separou peças que servissem para uma semana. “Vou selecionar roupas básicas. Mas faz uma reflexão, se vai para lugar de praia, frio, se vai ter um evento ou não. Coloque peças chaves, como calça jeans, roupas com cores neutras, básicas, ajudam bastante.”


O truque para ganhar espaço, segundo a organizadora, é deixar que as peças mais pesadas fiquem na parte de baixo. “Escolhi duas calças jeans, uma mais social, tentando cores neutras. Porque assim eu uso com diversas opções de blusa. Coloco a parte mais grossa e pesada do cós pra dentro, deixando as pernas pra fora. Depois disso, uma dica importante: proteja seus sapatos, porém, coloque um em cada saquinho, com isso a gente ganha espaço”, diz.


Segundo Carol, os itens que mais pesam são: jeans, calçados e casacos. A dica é pensar duas vezes se eles serão utilizados na viagem e, se forem, vale já viajar com o tênis no pé e o casaco na mão, por exemplo. Ela conta que a nécessaire também é uma das vilãs pra quem precisa de espaço. “Nécessaire é o que mais ocupa espaço na mala, tem espaço do shampoo, do hidratante. Tem que separar o que realmente vai usar. Pra começar, tem que ter uma nécessaire pequena, com itens básicos”, explica.


Para fechar a mala, as pernas das calças, que inicialmente foram deixadas de fora, virão por cima de tudo. Desse jeito fica mais simples ganhar espaço, segundo a organizadora. Se tiver uma camisa social, ela deve vir em cima da calça, o mais esticada possível, para chegar inteira ao final da viagem.

Mala feita, é só fechar o zíper e colocar para pesar. Se não ultrapassar os 10 kg, é só relaxar e aproveitar a viagem.


VIa: globo

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page