top of page

Mapa do Turismo ganha mais 276 cidades mineiras



Procurando um destino para passar as férias, um feriado prolongado ou mesmo um fim de semana? Minas Gerais possui nada menos que 555 opções de cidades com vocação turística, ou seja, 65% dos municípios do Estado. Ontem, o Mapa do Turismo – ferramenta do Ministério do Turismo – incluiu 276 cidades mineiras no mecanismo que destaca os municípios que adotam o turismo como estratégia de desenvolvimento e orienta a definição de políticas públicas para o setor.


 

Na prática, estar no Mapa do Turismo é uma pré-condição para que o município possa receber recursos do Ministério do Turismo em várias áreas. Além disso, também mostra que a cidade possuí uma estrutura mínima, com um órgão ou departamento voltados para o turismo.

As cidades incluídas atenderam aos critérios previstos pelo ministério, como implantação de órgão para promoção do turismo, ter dotação orçamentária para a área e assinar um termo de compromisso no qual o gestor se responsabiliza em implantar políticas para o setor.


Em comparação com o ano passado, o número de regiões turísticas e municípios cadastrados aumentou não só em Minas, mas em todo o Brasil. Em 2016, eram 2.175 cidades em 291 regiões, contra 3.285 municípios em 328 regiões turísticas neste ano. De acordo com o novo mapa, 87 municípios de Minas agora estão nas categorias A, B e C, que são aqueles que concentram o fluxo de turistas domésticos e internacionais, além de oferecerem melhor infraestrutura para os viajantes. Alguns exemplos são cidades como Belo Horizonte, Ouro Preto e Tiradentes.


Os demais 468 municípios turísticos mineiros estão catalogados nas categorias D e E, o que significa que não possuem fluxo turístico nacional e internacional expressivo, mas que exercem um papel importante no movimento turístico regional.

Para o secretário de Estado de Turismo, Ricardo Faria, os novos dados do Mapa do Turismo Brasileiro revelam que Minas Gerais apresenta uma grande quantidade de municípios que já transformaram o turismo em realidade. “Estamos muito felizes com a inclusão dos 276 municípios mineiros para compor o mapa. Nossa vocação turística fica evidente com esse crescimento. Isso mostra também que estamos trabalhando para fomentar o setor enquanto fator de desenvolvimento econômico”, destaca o secretário.

Categorias


Em Minas Gerais, todas as cidades incluídas no mapa estão divididas em categorias que representam a vertente turística do destino. Entre elas estão Cachaça (Salinas), Canastra (Araxá), Grutas (Sete Lagoas), Montanhas e Fé (Ponte Nova), Nascentes das Gerais (Capitólio) e Velho Chico (São Francisco).

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page