top of page

Cuidado com os gastos do final do ano

Natal, viagem, festas: dezembro é um dos meses mais caros do ano. Aqui, sete dicas para controlar as finanças e guardar um pouquinho do 13º para o ano seguinte.


 

Imagine uma família de quatro pessoas: em dezembro tem que comprar presentes, fazer as compras de mercado para as festas, a viagem de Revéillon... Tudo isso vezes quatro. Não há bolso que aguente. Conversamos com a consultora financeira Lilian Cesaroni, que listou sete dicas para ajudar na organização do dinheiro durante este período.



1. Organize suas receitas e sempre guarde um valor. Não importa se é pouco, é essencial ter uma poupança por segurança.

2. Monitore algumas despesas que são comuns nessa época, como a caixinha do carteiro, do lixeiro, do porteiro, do segurança, do zelador e por ai vai. Esses gastos são enormes, então vale colocar um valor fixo para todas.

3. Compre em lojas de rua ou de pequenos empreendedores. Você irá se surpreender com os preços e qualidade dos produtos.

4. O cartão de crédito é um vilão para quem está enforcado, então utilize mínimo possível. Deixe-o guardado longe da carteira e utilize apenas em último caso para não carregar dívidas para o próximo mês.

5. Guarde o dinheiro extra, como o 13º, ou liquide se possível aquela dívida mais cara. Assim, no ano seguinte você terá uma sobra para administrar melhor.

6. Negocie os valores das matriculas das crianças e, se possível, parcele sem cobrança de juros, afinal a escola não quer ficar sem receber.

7. Esteja preparado para gastos extras, como viagens de última hora. Nesse caso, talvez seja melhor prorrogar para um mês menos concorrido.


Via: revistamarieclaire

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page