top of page

As 10 menores cidades do Brasil segundo IBGE

Conheça as 10 menores cidades do Brasil!

As grandes dimensões do Brasil, com seus 5.570 municípios, abarcam não apenas grandes metrópoles como São Paulo e Rio de Janeiro, mas também cidades tão pequenas que, por muito pouco, não aparecem no mapa. Municípios que mal chegam a mil ou dois mil habitantes, como Araguainha, no Mato Grosso, ou Anhanguera, em Goiás. Conheça esses pequenos pontos do território brasileiro, num ranking das 10 menores cidades do país (em termos de população), com base em dados divulgados pelo IBGE em junho de 2015.


André da Rocha (RS)

Tem 1.293 habitantes. Fundado em 1988, o pequeno município gaúcho, localizado ao norte do estado, possui a economia baseada no plantio de soja e na criação de gado.

Miguel Leão (PI)

1.235 habitantes. A 88 quilômetros da capital Teresina, Miguel Leão é não só uma das menores cidades do país como a menor do seu estado.

Uru (SP)

1.229 habitantes. O nome desse município, surgido nas primeiras décadas do século XX, homenageia um pássaro nativo da região, presente inclusive no brasão da cidade.

Cedro do Abaeté (MG)

1.218 habitantes. Localizada no Alto São Francisco e banhada pelo rio Indaiá, a minúscula Cedro do Abaeté recebeu seus primeiros habitantes em 1915.

Nova Castilho (SP)

1.217 habitantes. A cidade leva o nome da família que doou as primeiras terras para a construção do povoado em 1923. Economia: cana-de-açúcar e gado leiteiro.

Anhanguera (GO)

1.104 habitantes. É considerado o menor município de Goiás, tanto em área (44 km²) quanto em população.

Oliveira de Fátima (TO)

1.098 habitantes. Situada no centro sul do estado, encontra-se à beira da rodovia BR -153. É a menor cidade do estado em termos de população.

Araguainha (MT)

976 habitantes. É conhecida pela cratera de Araguainha, cujo diâmetro é de 40 km, considerada a maior cratera de impacto da América do Sul.

Borá (SP)

836 habitantes. Fundada em 1965, a minúscula Borá era, até 2014, considerada o menor município do país. Perdeu o posto para a mineira Serra da Saudade.

Serra da Saudade (MG)

818 habitantes. O município menos populoso do Brasil é conhecido como “a princesinha do centro-oeste mineiro”, com um patrimônio histórico-cultural que atrai turistas de todo o país.

Via: yahoo

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page