top of page

5 lugares para praticar o turismo de contemplação

Viajantes estão trocando os grandes centros urbanos por locais que permitem o contato direto com a natureza e visa a preservação ambiental.





Respirar o ar puro e sentir o cheiro da terra molhada. Subir no ponto mais alto só para apreciar a paisagem. Ouvir o silêncio sendo quebrado pelo canto dos pássaros. Molhar os pés na correnteza do rio enquanto se espera o pôr do sol.

Esse é o turismo de contemplação, que ganha cada vez mais adeptos no Brasil. São viajantes que estão trocando os grandes centros urbanos por locais que permitem aguçar os sentidos no contato com a natureza. A modalidade visa a preservação do meio ambiente e oferece aos turistas uma experiência inesquecível.

A rica biodiversidade brasileira com o Pantanal, Floresta Amazônica, Cerrado, Mata Atlântica e toda a costa marinha com recifes de corais, lagoas, dunas, pântanos, manguezais e estuários faz do Brasil um dos melhores lugares do mundo para a prática.


Conheça cinco dos destinos mais cobiçados por quem busca uma nova maneira de conhecer o país fazendo o turismo de contemplação.


Delta do Parnaíba – PI, MA e CE


A Área de Proteção Ambiental (APA) Delta do Parnaíba abrange o Piauí, o Maranhão e o Ceará, percorrendo todo o litoral piauiense. Local paradisíaco de intenso contato com a natureza, o rio Parnaíba deságua no oceano Atlântico oferecendo deliciosos banhos de água doce e salgada. No extremo leste da APA, o estuário dos rio Timonha e Ubatuba (foto) é local perfeito para contemplação. Emoldurado por manguezais e apicuns, é um importante santuário de várias espécies marinhas.



Chapada Diamantina - BA


Considerado um dos locais mais deslumbrantes do Brasil, possui um dos mais ricos complexos geológicos da América do Sul. Piscinas naturais, trilhas de beleza estonteante, cânions, grutas e cachoeiras fazem parte do cenário.


Araguaia – MT


Mato Grosso é o único estado brasileiro composto por três biomas: Pantanal, Cerrado e Amazônia. Opções não faltam para o turismo de contemplação, mas o destino mais procurado para a prática no estado é a região do rio Araguaia. Belas praias de água doce e areia fina, aldeias indígenas, grutas e cachoeiras dividem espaço em harmonia perfeita.


Bonito - MS


Bonito, no Mato Grosso do Sul, há muito tempo é sinônimo de ecoturismo com cenários perfeitos também para o turismo de contemplação. As diferentes espécies de pássaros fazem a trilha sonora de lindas trilhas, rios e cachoeiras, grutas e cavernas. No entanto, um dos ecossistemas mais famosos do mundo, Bonito está seriamente ameaçado pelo desmatamento e pela ausência de políticas públicas de preservação.




Novo Airão, município da Região Metropolitana de Manaus, é o lugar mais procurado por turistas que querem praticar o turismo de contemplação na Região Norte. É lá que se encontra a Estação Ecológica de Anavilhanas, um dos maiores arquipélagos fluviais do mundo, com cerca de 400 ilhas, centenas de lagos, rios e igarapés – todos ricos em espécies de vegetais e animais. O local é o paraíso dos biólogos e ecologistas, estando hoje incorporado ao Parque Nacional de Anavilhana. Lugar ideal para quem deseja interagir com o boto cor de rosa.




Via: destakjornal



Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page