top of page

11 destinos incríveis no Brasil que todo mundo precisa conhecer

Antes de conhecer países estrangeiros que tal apreciar a beleza natural do Brasil? Opções é o que não faltam. Se você está cansado dos mesmos roteiros, aqui vai uma lista de 11 lugares brasileiros que todo mundo precisa conhecer, e que muitas vezes ficam de fora dos roteiros planejados. Fuja do lugar comum e conheça o lado exótico, histórico e incrível escondido pelo Brasil afora. Confira:




1 - Lagoa da Água Milagrosa, Cáceres do Pantanal Matogrossense (MT)

A Lagoa da Água Milagrosa é um dos melhores lugares para mergulhar em todo o estado do Mato Grosso. A água azul e cristalina encanta pela beleza, mas também pelo mistério, pois ainda não foi encontrado o fundo dessa dolina. Quem é mergulhador profissional pode ir até 180 metros e ainda não encontrará o seu fim.

Muitos são os mitos que envolvem a lagoa. Alguns dizem que a dolina foi formada pelo impacto de um meteoro, outros dizem que foi o movimento das placas tectônicas. E há também quem acredite que esse era um lugar secreto, onde se escondiam seres extraterrestres.



2 - Monte Roraima (RR)

O monte Roraima está localizada entre a divisa do Brasil, Venezuela e a Guiana. O relevo impressiona pela altitude, cerca de 1.000 metros levam você até o topo dessa vista impressionante, onde as nuvens formam um tapete sobre os seus pés.

Esse é um passeio que exige condicionamento físico, mas que vale a pena pela vista deslumbrante. É possível acampar dentro de cavernas à noite, e no topo do monte, há jacuzzis cristalinas que se formam devido a intensa precipitação de chuvas na região.

A foto de capa localiza-se no topo do monte Roraima.



3 - Vale da Lua, Chapada dos Veadeiros (GO)

O Vale da Lua fica no município de Alto Paraíso de Goiás, conhecida por ser uma região espiritualista e sagrada. A formação rochosa que lembra a superfície da lua é formada espontaneamente pelo movimento das águas. O design das pedras impressiona pela beleza. É possível visitar cachoeiras ou relaxar nas piscinas naturais que se formam entre as pedras.



4 - Dunas do Jalapão (TO)

As dunas do Jalapão até parecem uma miragem africana no meio do cenário brasileiro. O sol reflete a areia de cor alaranjada e todo o espaço fica ainda mais belo, principalmente ao nascer e ao pôr-do-sol. As dunas podem atingir até 40 metros de altura. Entre a areia, um córrego percorre a paisagem "desértica" e é impossível não se impressionar pela diversidade da natureza ao redor.



5 - Guarda do Embaú (SC)

Essa é uma praia onde fica visível o encontro do rio com o oceano. É preciso primeiro atravessar o Rio Madre para alcançá-la, o que torna o passeio ainda mais encantador.

A Guarda do Embaú é formada por uma vila de 400 moradores. Em sua maioria artesãos, pescadores e surfistas. Os nativos da região acreditam que há séculos atrás um navio pirata naufragou na região e que baús de tesouro ainda estão escondidos nessa praia.



6 - Gruta do Maquiné, Cordisburgo (MG)

A Gruta do Maquiné é considerada o berço da paleontologia brasileira. Ela foi descoberta em 1825 por um fazendeiro de sobrenome Maquiné e mais tarde explorada por um naturalista dinamarquês que ficou encantado pela sua beleza. A caverna possui sete salões de uma arquitetura naturalmente esculpida, ao longo de milênios, pela água. Além disso, também foram encontrados no local, fósseis humanos e de animais que foram classificados no período Quaternário da era Cenozoica.



7 - Arquipélago de Anavilhanas, Manaus (AM)

O Parque Nacional de Anavilhanas recebe turistas durante o ano todo. Durante o período da seca, que vai de setembro a fevereiro, é possível aproveitar as praias de areia branca que fazem um contraste com a água escura do rio Negro. Durante a cheia (de março a agosto) o passeio é realizado de barco entre os labirintos das florestas alagadas. No entanto, em qualquer época do ano é possível visitar o Flutuante dos Botos, fazer trilhas e apreciar a nossa rica floresta amazônica.



8 - Centro histórico de Olinda (PE)

Também conhecida como "Cidade Alta", o Centro Histórico de Olinda representa a área histórica da cidade, que remonta o período da colonização portuguesa no Brasil. Cerca de um terço de toda a sua área foi tombado pelo Iphan e a cidade é reconhecida como Patrimônio Mundial pela Unesco. A arquitetura impressiona pela diversidade de períodos: edifícios do século 16 encontram aspectos da arquitetura do século 18, assim como do 19 e do 20. Tudo isso com um oceano azul exuberante, servindo de pano de fundo para a paisagem histórica.



9 - Cachoeira do Buracão, Chapada Diamantina (BA)

Considerada uma das cachoeiras mais bonitas de toda a Chapada Diamantina, a Cachoeira do Buracão proporciona uma vista encantadora com seus 98 metros de queda d'água, além de um canyon impressionante que circunda o trajeto do rio até a cachoeira. Ela se encontra no extremo sul do parque, na cidade de Ibicoara, a 256 quilômetros de Lençóis.



10 - Maracajaú (RN)

Maracajaú é uma comunidade formada por uma vila de pescadores. Aproximadamente 2.000 habitantes vivem ali, cercado pelas dunas, lagoas, piscinas naturais e coqueiros. Não há como não se encantar pela água cristalina dessa praia. A grande atração são os mergulhos nas "piscinas", repletas de peixes que podem ser observados bem de perto, quando a maré abaixa.



11 - Cataras do Iguaçu

As Cataratas do Iguaçu é um conjunto de cerca de 275 quedas de água no rio Iguaçu e estão localizadas no Parque Nacional do Iguaçu, que fica entre na fronteira Brasil e Argentina. A área total de ambos os parques nacionais (Cataratas do Iguaçu no Brasil e Parque Nacional Iguazú na Argentina) corresponde a 250 mil hectares de floresta subtropical e é considerada Patrimônio Natural da Humanidade. O Parque nacional do Iguaçu foi criado em 1939 e abriga o maior remanescente de floresta Atlântica da região Sul do Brasil. Com uma rica biodiversidade, o lugar protege alguns animais ameaçados de extinção, como a onça-pintada, puma, jacaré-de-papo-amarelo e papagaio-de-peito-roxo.

Ficou com vontade de viajar? Vale a pena descobrir as riquezas e belezas do nosso próprio país. Não esqueça de deixar o seu comentário sobre o seu lugar favorito e aproveite também para listar outras cidades que você considera importantes para essa lista.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page